Como proteger os equipamentos dos colaboradores de ataques cibernéticos?

01 Jan. 70
236 VIEWS

Computadores, laptops, telefones celulares, impressoras e servidores  são exemplos do que chamamos de endpoints. A definição moderna de um endpoint inclui qualquer dispositivo que possa se conectar à rede corporativa. A expansão da definição de endpoints para incluir esses dispositivos fora do firewall corporativo foi desenvolvida devido à adoção de políticas BYOD (traga seu próprio dispositivo) e à migração em massa para o trabalho remoto.

As soluções de proteção de endpoint (EPP) protegem os endpoints de uma empresa contra ameaças/ataques cibernéticos, incluindo ameaças de malware e ransomware. As soluções de EPP podem ser locais ou baseadas em nuvem e permitem que você monitore e colete continuamente os dados dos equipamentos e execute ações de correção remota em um endpoint que esteja dentro ou fora de sua rede corporativa.

Quem precisa de proteção de endpoint?

 

A proteção de endpoint fornece gerenciamento e proteção ao dispositivos e dados de uma empresa contra ataques cibernéticos. Se um funcionário estiver usando remotamente um computador, laptop ou celular para trabalhar, o dispositivo poderá armazenar as informações confidenciais da empresa. O dispositivo também pode armazenar informações pessoais e confidenciais do funcionário. Se o dispositivo for atacado, um sistema de proteção pode interromper o ataque.

Ao proteger o dispositivo, você também protege a rede  e outros endpoints contra ameaças de malware. Depois que um hacker se infiltra em um dispositivo, ele pode acessar e invadir a rede corporativa e em outros dispositivos da rede para roubar, corromper, excluir ou danificar dados e sistemas confidenciais de uma empresa.

Por esses motivos, qualquer empresa de qualquer tamanho precisa de proteção de endpoint.

Embora a proteção de endpoint proteja os dispositivos de ataques cibernéticos e ameaças, ela não protege os dispositivos de uma empresa de outros eventos imprevistos que causam perda ou corrupção de dados, como exclusão ou corrupção de arquivos causados por erros do usuário, erros de software, atualizações de hardware/software e desastres naturais e de origem humana.

Dicas para aumentar a segurança de dispositivos

 

A primeira etapa que para proteger os equipamentos é catalogar e avaliar vulnerabilidades. Depois de ter esses dados, você pode habilitar o acesso à rede apenas para os dispositivos aprovados e priorizar os que são mais arriscados e confidenciais. Lembre-se de que qualquer equipamento na rede exige proteção.

Muitas empresas não possuem os protocolos básicos para armazenamento, acesso e utilização dos dados. Esta realidade no Brasil está começando a mudar com a aplicação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Qualquer empresa que se esforça para proteger suas informações deve definir os níveis de classificação de dados. Por exemplo, os dados podem ter acesso público, restrito ou crítico no caso de informações pessoais ou financeiras. Uma empresa deve definir quais funcionários e departamentos podem acessar cada tipo de dado. Isso pode ser feito com procedimentos de autenticação de usuário, como autenticação de dois fatores.

Soluções básicas para proteção de dispositivos, como antivírus e firewalls, estão no mercado há muitos anos. Embora os antivírus sejam bons para capturar ameaças conhecidas, eles estão lutando para detectar tipos sofisticados de malware. Os firewalls também têm suas próprias vulnerabilidades. É por isso que as ferramentas avançadas de detecção de endpoint usam a automação para se ajustar a ameaças em constante evolução, como malware e ataques de phishing.

Certifique-se de que todos na organização saibam como evitar ameaças e riscos à segurança cibernética. As empresas devem investir na educação de seus funcionários sobre práticas básicas de segurança, como dicas de senhas seguras e como identificar e-mails de phishing. Este tipo de educação deve ser realizado com frequência por causa das ameaças em constante evolução.

O Acronis Cyber Protect Cloud oferece mais do que proteção de endpoint

O Acronis Cyber Protect Cloud é uma solução única que une backup, recuperação de desastres, antimalware baseado em IA (inteligência artificial), antivírus, gerenciamento de proteção de endpoint e recursos de remediação e investigação de última geração em uma solução. Algumas de suas características únicas incluem:

  • Um único console e um único agente totalmente integrados e automatizados
  • Atualizações anti-malware e patches durante a recuperação
  • Ajuste automático de patches, varreduras e políticas de backup com base nos alertas do cenário de ameaças
  • Backup automático de endpoints antes de instalar patches para facilitar a recuperação caso um patch torne o sistema instável
  • Backup forense que permite coletar dados de evidências digitais, incluí-los em backups em nível de disco que são armazenados em um local seguro para protegê-los contra ameaças cibernéticas e usá-los para investigações futuras
  • A capacidade de descarregar endpoints e permitir varreduras mais agressivas e avaliações de vulnerabilidade em backups
  • Proteção de dados contínua que garante que você não perderá as alterações de dados feitas entre os backups programados
  • Anti-malware de última geração, que usa tecnologias baseadas em aprendizado de máquina/IA para evitar malware emergente/novo/desconhecido
  • Lista de permissões automatizada de aplicativos – incluindo aplicativos de clientes – a partir de backups
  • Um mapa de proteção de dados que garante a distribuição de dados de rastreamento entre as máquinas, monitorando o status de proteção dos arquivos e usando os dados coletados como base para relatórios de conformidade
  • Recuperação rápida e confiável de seus aplicativos, sistemas e dados em qualquer dispositivo, a partir de qualquer incidente
  • Recursos de segurança de trabalho remoto e patches e proteção priorizados para aplicativos de colaboração

Com o Acronis Cyber Protect Cloud, você pode fornecer várias camadas de proteção para os dispositivos para garantir que os dados, aplicativos e sistemas estejam sempre disponíveis e protegidos, não importa o que aconteça.

Entre em contato com o nosso time e solicite uma análise do seu ambiente e descubra que proteger seus equipamentos é mais simples e barato que você imagina.

 

Author

eduardo
Posted by eduardo
Nós utilizamos cookies para oferecer uma experiência personalizada em nosso website.
Okay