Conheça algumas das ferramentas mais utilizadas em DevOps

01 Jan. 70
316 VIEWS

Conforme a tecnologia avança, várias ferramentas de DevOps são criadas para facilitar o trabalho dos profissionais. A seguir mencionamos as principais ferramentas de DevOps utilizadas hoje em dia que não dependem de uma nuvem específica como AWS ou Azure (podendo ser utilizadas inclusive  em servidores locais).

Slack

O Slack ainda é uma das principais ferramentas de comunicação usadas pelas equipes para colaboração efetiva em projetos. Utilizado tanto pelo time de desenvolvimento como de operações, centraliza as comunicações em um canal intuitivo e cheio de recursos.

Jenkins

Uma plataforma de integração contínua de código aberto, o Jenkins automatiza o ciclo completo de construção de um projeto de software. O Pipeline que ela oferece pode ser utilizado pelos desenvolvedores para enviar automaticamente o código para o repositório, executar casos de teste e realizar o deploy em diversos tipos de ambiente. Tudo isso de forma automatizada, aumentando a performance do time e segurança da aplicação.

Docker

O Docker é uma ferramenta que está no centro da conteinerização, que permite o empacotamento seguro, implantação e execução de aplicativos, independentemente do ambiente em execução. Cada contêiner de aplicativo contém o código-fonte, arquivos de suporte, tempo de execução, arquivos de configuração do sistema, etc. responsáveis pela execução do aplicativo.

Esta tecnologia permitiu que as organizações reduzissem os custos de infraestrutura de forma considerável.

Ansible

O Ansible é uma das ferramentas de orquestração e gerenciamento de configuração de TI mais simples, porém eficazes, disponíveis no mercado.

Essa ferramenta é utilizada principalmente para enviar novas alterações no sistema existente, bem como configurar novas estruturas. Reduzir os custos de infraestrutura e aumentar a velocidade de replicação da escalabilidade são apenas duas das vantagens desta tecnologia.

GitHub

O GitHub continua sendo uma das principais ferramentas de DevOps para facilitar a colaboração, sendo fundamental para que os desenvolvedores possam fazer iterações rápidas e seguras no código. Em caso de qualquer erro, recuperações imediatas podem ser realizadas para a versão anterior em segundos.

 

Author

eduardo
Posted by eduardo
Nós utilizamos cookies para oferecer uma experiência personalizada em nosso website.
Okay