Promovendo a Fidelização dos seus Clientes

01 Jan. 70
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A fidelização do cliente é fundamental e vantajosa para qualquer negócio. Consiste no simples processo de fornecer benefícios, produtos e serviços que fazem com que os clientes sempre escolham a sua empresa, em vez da concorrente. Isso pode ser oferecido através de um ótimo atendimento, em produtos únicos e exclusivos ou qualquer outra forma que permita seu negócio se destacar entre os concorrentes. Aliás, os clientes recorrentes geralmente gastam mais de 67% do que os clientes não leais e ocasionais. Os benefícios são claros do ponto de vista financeiro, mas vamos rever alguns motivos extras para promover a fidelidade entre seus clientes!

Recompense seus clientes

Você já foi a uma cafeteria, e recebeu um cartão carimbado que dizia: “Compre nove cafés, receba o décimo de graça?” Essa é uma ótima estratégia para fidelizar clientes no seu negócio. Se sua empresa não pode fazer algo assim, ou você faz seus negócios principalmente online; você pode oferecer coisas como frete grátis ou outros descontos. Seja qual for o caso, seus clientes precisam se sentir recompensados por escolher sua empresa em vez de outras, então você precisa encontrar um benefício que os incentive a fazer negócios com você.

Explore oportunidades de Parcerias

Embora isso possa parecer apenas para empresas de médio a grande porte, as colaborações locais também são uma ótima maneira de deixar os clientes entusiasmados com sua empresa. Isso dá a eles um leque mais amplo de produtos para escolher e mostra que sua empresa está aberta à colaboração. Você também pode considerar trabalhar com instituições de caridade, ajudando organizações locais que podem ter poucos fundos ou recursos fazendo você parecer mais amigável e preocupado com a comunidade, em vez de apenas mais uma empresa em busca de lucro.

Incentive Feedbacks – e responda!

Comentários de opinião são uma ótima maneira de construir uma reputação sólida. Testemunhos autênticos ajudam muito a convencer novos clientes a comprar com você. Coletar avaliações em sites como o Google ou o Yelp é uma ótima maneira de mostrar onde sua empresa se destaca e descobrir onde precisa de melhorias. Ao pedir feedback, você abre as comportas para elogios e críticas de seus clientes. Isso significa que você terá que responder e rever certas coisas, de acordo com essas opiniões também. Embora vá exigir algum tempo e dedicação, demonstra a responsabilidade da empresa, que incentiva a confiança dos consumidores e impulsiona os negócios em geral.

Seja grato aos seus clientes

Agradecimentos podem ter um grande significado. Muitos sites incluem notas de agradecimento, brindes extras, surpresas com pedidos ou itens de bônus grátis, para os clientes que gastarem uma determinada quantia de dinheiro. Por exemplo, um restaurante que manda uma sobremesa de graça se o cliente gastar determinada quantia no cardápio principal. Isso faz com que seu negócio pareça altamente estável financeiramente (já que você pode oferecer produtos de graça), e mostra que você valoriza o dinheiro ganho com esforço de seus clientes e deseja agradecê-los por escolherem comprar com você!

Dê suporte aos seus clientes

Em caso de uma emergência, atraso no serviço ou mau funcionamento do produto, sua empresa deve configurar alguma forma de suporte dedicado ou via chat. Mesmo se você estiver usando apenas bots de bate-papo, esses aplicativos podem ser carregados com informações importantes para seus clientes quando eles estão em momentos de crise. Se for viável gerenciar uma equipe de suporte ao cliente humana dedicada, ainda melhor. Grandes empresas como Amazon e Google gerenciam massivas equipes de suporte e, embora isso possa ser difícil para algumas empresas menores, os benefícios gerais de um melhor atendimento e relacionamento com o cliente são quase ilimitados.

Comunique-se de forma simples

Uma coisa que muitos clientes não gostam é o uso de jargões ou linguagem muito formal. Inclusive, 75% dos consumidores dizem que terão mais probabilidade de comprar um produto ou serviço se as informações forem apresentadas a eles em linguagem simples e cotidiana. A mesma regra deve ser aplicada ao atendimento ao cliente. Tente evitar o uso de linguagem complicada que pode confundir ou frustrar o cliente e, em vez disso, tente sempre explicar as coisas em termos mais fáceis. Você não precisa “emburrecer” o conteúdo para eles, mas não espere que todos os clientes conheçam cada parte intrincada de seus negócios ou produtos.

Seja Flexível

Digamos por um segundo que um cliente antigo e recorrente tenha solicitado um reembolso alguns dias após o vencimento desta política de devolução. Se você rejeitar esse pedido, você pode perder este cliente e muitos outros negócios. Embora possa ser difícil fazer isso para todo cliente, pequenas exceções como essa podem transformar seus pequenos clientes regulares, mas talvez casuais, em fãs e defensores de seu negócio por toda a vida. Fazer além do mínimo pode trazer uma infinidade de benefícios para sua empresa!

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Lets Nurture
Posted by Lets Nurture
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